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@Article{TakashiDiasCarn:2016:EsPoAl,
               author = "Takashi, Maria Beatriz Aguiar de Oliveira and Dias, Taciana de 
                         Lemos and Carneiro, Teresa Cristina Janes",
          affiliation = "{Universidade Federal do Esp{\'{\i}}rito Santo (UFES)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)}",
                title = "Usabilidade e qualidade da informa{\c{c}}{\~a}o: um estudo do 
                         Portal do aluno da Universidade Federal do Esp{\'{\i}}rito 
                         Santo",
              journal = "Informa{\c{c}}{\~a}o e Sociedade",
                 year = "2016",
               volume = "26",
               number = "1",
                pages = "211--230",
                month = "Jan./Abr.",
             keywords = "Usabilidade. Qualidade da Informa{\c{c}}{\~a}o. Portais. Portal 
                         do Aluno. Universidade Federal do Esp{\'{\i}}rito Santo, 
                         Esp{\'{\i}}rito Santo Federal University, Information Quality, 
                         Portals, Student Portal, Usability.",
             abstract = "Este artigo apresenta os resultados da avalia{\c{c}}{\~a}o do 
                         Portal do Aluno da Universidade Federal do Esp{\'{\i}}rito Santo 
                         - Ufes, quanto {\`a} Usabilidade e Qualidade da 
                         Informa{\c{c}}{\~a}o. Foram analisadas 900 respostas obtidas por 
                         meio de um question{\'a}rio eletr{\^o}nico aplicado aos 18.473 
                         usu{\'a}rios do Portal, durante as etapas de 
                         solicita{\c{c}}{\~a}o e ajuste de matr{\'{\i}}cula do semestre 
                         letivo 2014/1. No modelo de pesquisa proposto, a Usabilidade 
                         {\'e} composta de seis dimens{\~o}es (Facilidade de Aprendizado, 
                         Facilidade de Memoriza{\c{c}}{\~a}o, Efici{\^e}ncia, 
                         Satisfa{\c{c}}{\~a}o, Suporte a erros e Utilidade). Constatou-se 
                         que todas as dimens{\~o}es, com exce{\c{c}}{\~a}o da Facilidade 
                         de Aprendizado, afetam a percep{\c{c}}{\~a}o dos respondentes 
                         quanto {\`a} Qualidade da Informa{\c{c}}{\~a}o do Portal. A 
                         Satisfa{\c{c}}{\~a}o foi a dimens{\~a}o mais influente. Os 
                         respondentes foram classificados em tr{\^e}s grupos distintos, de 
                         acordo com a avalia{\c{c}}{\~a}o da Usabilidade do Portal, 
                         visando compreender e atender a demandas diferenciadas desses 
                         usu{\'a}rios. Concluiu-se que o Portal do Aluno da Ufes, embora 
                         possua oportunidades de melhorias, foi avaliado acima da 
                         m{\'e}dia quanto {\`a} Qualidade da Informa{\c{c}}{\~a}o e 
                         {\`a} Usabilidade. Dentre as dimens{\~o}es da Usabilidade, a 
                         Satisfa{\c{c}}{\~a}o obteve boa avalia{\c{c}}{\~a}o indicando 
                         que o Portal tem cumprido sua fun{\c{c}}{\~a}o de atender {\`a} 
                         necessidade de informa{\c{c}}{\~a}o dos discentes. ABSTRACT: 
                         This paper presents the evaluation results from evaluation of the 
                         Esp{\'{\i}}rito Santo Federal University - Ufes Student's 
                         Portal, regarding the Usability and Information Quality. It was 
                         analyzed 900 answers obtained through an electronic questionnaire 
                         given to 18,473 users, answered during the steps of application 
                         and adjustment of registration for the semester 2014/1. In the 
                         proposed research model, the Usability is composed of six 
                         dimensions (Learnability, Memorability, Efficiency, Satisfaction, 
                         Errors Support and Utility). It was found that all dimensions, 
                         except for Learnability, affect the respondents' perception in 
                         regards to Information Quality of the Portal. The Satisfaction was 
                         the most influential dimension. Respondents were classified into 
                         three distinct groups, according to the evaluation of the 
                         Usability of Portal, aiming to understand and meet to different 
                         demands of these users. It was concluded that the Ufes Student's 
                         Portal, although still has opportunities for improvement, was 
                         rated above average as the Information Quality and Usability. 
                         Among the dimensions of Usability, the Satisfaction dimension 
                         obtained good evaluation, which indicates that the Portal has 
                         fulfilled its function to meet the information needs of 
                         students.",
                 issn = "0104-0146",
             language = "pt",
           targetfile = "takashi_usabilidade.pdf",
        urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}


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