@Article{TakashiDiasCarn:2016:EsPoAl,
author = "Takashi, Maria Beatriz Aguiar de Oliveira and Dias, Taciana de
Lemos and Carneiro, Teresa Cristina Janes",
affiliation = "{Universidade Federal do Esp{\'{\i}}rito Santo (UFES)} and
{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)}",
title = "Usabilidade e qualidade da informa{\c{c}}{\~a}o: um estudo do
Portal do aluno da Universidade Federal do Esp{\'{\i}}rito
Santo",
journal = "Informa{\c{c}}{\~a}o e Sociedade",
year = "2016",
volume = "26",
number = "1",
pages = "211--230",
month = "Jan./Abr.",
keywords = "Usabilidade. Qualidade da Informa{\c{c}}{\~a}o. Portais. Portal
do Aluno. Universidade Federal do Esp{\'{\i}}rito Santo,
Esp{\'{\i}}rito Santo Federal University, Information Quality,
Portals, Student Portal, Usability.",
abstract = "Este artigo apresenta os resultados da avalia{\c{c}}{\~a}o do
Portal do Aluno da Universidade Federal do Esp{\'{\i}}rito Santo
- Ufes, quanto {\`a} Usabilidade e Qualidade da
Informa{\c{c}}{\~a}o. Foram analisadas 900 respostas obtidas por
meio de um question{\'a}rio eletr{\^o}nico aplicado aos 18.473
usu{\'a}rios do Portal, durante as etapas de
solicita{\c{c}}{\~a}o e ajuste de matr{\'{\i}}cula do semestre
letivo 2014/1. No modelo de pesquisa proposto, a Usabilidade
{\'e} composta de seis dimens{\~o}es (Facilidade de Aprendizado,
Facilidade de Memoriza{\c{c}}{\~a}o, Efici{\^e}ncia,
Satisfa{\c{c}}{\~a}o, Suporte a erros e Utilidade). Constatou-se
que todas as dimens{\~o}es, com exce{\c{c}}{\~a}o da Facilidade
de Aprendizado, afetam a percep{\c{c}}{\~a}o dos respondentes
quanto {\`a} Qualidade da Informa{\c{c}}{\~a}o do Portal. A
Satisfa{\c{c}}{\~a}o foi a dimens{\~a}o mais influente. Os
respondentes foram classificados em tr{\^e}s grupos distintos, de
acordo com a avalia{\c{c}}{\~a}o da Usabilidade do Portal,
visando compreender e atender a demandas diferenciadas desses
usu{\'a}rios. Concluiu-se que o Portal do Aluno da Ufes, embora
possua oportunidades de melhorias, foi avaliado acima da
m{\'e}dia quanto {\`a} Qualidade da Informa{\c{c}}{\~a}o e
{\`a} Usabilidade. Dentre as dimens{\~o}es da Usabilidade, a
Satisfa{\c{c}}{\~a}o obteve boa avalia{\c{c}}{\~a}o indicando
que o Portal tem cumprido sua fun{\c{c}}{\~a}o de atender {\`a}
necessidade de informa{\c{c}}{\~a}o dos discentes. ABSTRACT:
This paper presents the evaluation results from evaluation of the
Esp{\'{\i}}rito Santo Federal University - Ufes Student's
Portal, regarding the Usability and Information Quality. It was
analyzed 900 answers obtained through an electronic questionnaire
given to 18,473 users, answered during the steps of application
and adjustment of registration for the semester 2014/1. In the
proposed research model, the Usability is composed of six
dimensions (Learnability, Memorability, Efficiency, Satisfaction,
Errors Support and Utility). It was found that all dimensions,
except for Learnability, affect the respondents' perception in
regards to Information Quality of the Portal. The Satisfaction was
the most influential dimension. Respondents were classified into
three distinct groups, according to the evaluation of the
Usability of Portal, aiming to understand and meet to different
demands of these users. It was concluded that the Ufes Student's
Portal, although still has opportunities for improvement, was
rated above average as the Information Quality and Usability.
Among the dimensions of Usability, the Satisfaction dimension
obtained good evaluation, which indicates that the Portal has
fulfilled its function to meet the information needs of
students.",
issn = "0104-0146",
language = "pt",
targetfile = "takashi_usabilidade.pdf",
urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}